Vinhos Verdes – 11,5% – PVP: 12 Euros – Nota: 88+89+92/17,5 18
Aberto de cor e nariz pouco intenso, destaca-se a fruta fresca muito fresca e os leves aromas a especiarias e a caruma completam o “bouquet”. O palato confirma a fruta muito fresca e as especiarias muito bem envolvidas numa acidez bem marcada.
O vinho está a adquirir uma personalidade mais balsâmica. Apresenta uma maior evolução, mas a fruta continua presente.
Esta edição volta a apresentar um vinho muito fresco e leve com um uso parcimonioso da barrica. Um vinho muito elegante e equilibrado com um toque balsâmico que o complexifica ainda mais. Um belo tributo ao passado da região capaz de brilhar à mesa do presente.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e estiveram 48 horas em maceração pré-fermentativa seguindo-se a prensagem directa. Sem curtimenta. A fermentação decorreu 1/3 em inox e 2/3 em barricas usadas de carvalho francês. O vinho estagiou 6 meses antes de ser lançado para o mercado.
Castas: Alvarelhão, Borraçal, Pedral e Vinhão.
Aspeto: Intensidade média e granada.
Nariz: Intensidade média(-), framboesa, morango, amora, pimenta branca, pimenta preta, leve terra molhada, leve caruma, folhas secas, casca de árvore e leve caixa de tabaco.
Boca: Seco, acidez alta, tanino médio, pouco álcool, corpo médio, intensidade média(+), amora, morango, leve pimenta preta, leve cogumelo e final longo.
Produtor: Constantino Ramos
Projeto: O produtor Constantino Ramos iniciou o projeto em 2016 e está sediado na sub-região de Monção e Melgaço. Esta referência é proveniente de uma vinha única da zona de Vale do Mouro com cerca de 0.4 hectares.
Enologia: Constantino Ramos
Condição de Prova: Ao jantar – Ao almoço.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º – 16º
Data de prova: 4/11/2020 – 6/3/2021 – 13/1/2024
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.