Douro – 14% – PVP: 9,9 Euros – Nota: 84+/16,5
De cor rubi. Destacam-se os aromas a fruta preta, especiarias, chocolate e fruta vermelha. O palato mostra-se frutado, fresco e texturado. Boa intensidade.
Uma referência aromaticamente muito apelativa e sedutora. Um vinho que abre as portas da região para quem quer iniciar-se na sua descoberta.
Projeto: O patriarca da família Ferreira iniciou a sua actividade comercial em meados do século XVIII. No entanto, as fundações da empresa resultariam da acção dos seus netos, José Bernardo e António Bernardo, no início do século XIX, ao aumentarem consideravelmente o património agrícola que tinham herdado.
O casamento entre os seus descendentes, os primos António Bernardo II e Antónia Adelaide viria consolidar um património único e a marcar de forma indelével o futuro da Ferreira.
Dona Antónia, após enviuvar, assumiu os negócios da empresa que fortaleceu e aumentou graças ao seu espírito empreendedor e carisma. A sua inteligência e bondade conquistaram a calorosa admiração dos seus contemporâneos, que carinhosamente a apelidaram de “Ferreirinha”.
A aquisição da Ferreira, em 1987, pela Sogrape permitiu preservar e aumentar o legado patrimonial, histórico e cultural da Ferreira.
Vinificação: As uvas, provenientes das quintas da Leda, Seixo, Caêdo, Sairrão e Porto, foram vinificadas por castas ou em lotes escolhidos na vinha. Após suave esmagamento e desengace total foram encaminhadas para as cubas de inox, onde ocorreu a fermentação alcoólica com temperatura controlada. A fermentação maloláctica ocorreu em barricas de carvalho francês na qual se seguiu a maturação, durante cerca de 24 meses, em tonéis de carvalho francês. O lote final foi elaborado após a seleção dos melhores vinhos.
Castas: Touriga Nacional (40%), Touriga Franca (40%), Vinhas Velhas (15%) e Sousão (5%).
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média(+), leve esteva, cereja, ameixa, pimenta preta e cacao.
Boca: Seco, acidez média(+), tanino áspero, álcool médio(+), corpo médio(+), intensidade média, ameixa madura, cereja madura, pimenta preta, pimenta branca e final médio.
Produtor: Sogrape
Enólogo: Luis Sottomayor
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: 0,75 L
Temperatura de Serviço: 16º
Data de prova: 16/12/2020
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.