Uma Viagem Pelo Mundo da Cerveja Artesanal Portuguesa

Mind the Glass

Este livro resulta do encontro de vontades, dos autores, para partilharem a sua já longa experiência na degustação de cervejas e destina-se a todos aqueles que têm curiosidade em aprofundar conhecimentos num mundo, cada vez mais democrático, das cervejas artesanais.

Muito embora os autores refiram que é uma obra de caráter introdutório, capaz de despertar o interesse de qualquer um neste tipo de bebidas, há uma intenção notória de compilar e revelar factos históricos mundiais e portugueses sobre a cerveja entre outras informações.

A obra está dividida em dois capítulos fundamentais. O primeiro, intitulado “Cultura da Cerveja Artesanal”, apresenta a história da cerveja de uma forma concisa desde os tempos da Mesopotâmia até à presente década. Os autores não olvidaram a breve história da cerveja e dos cervejeiros no nosso pais.

Neste capítulo, as secções que mais apreciei foram, sem dúvida, aquelas relacionadas com a classificação e agrupamento dos diferentes estilos de cervejas que existem no mercado do ponto de vista histórico. Fiquei minimamente esclarecido não só quanto às características das diferentes escolas e famílias cervejeiras mas também quanto aos trinta diferentes estilos de cervejas que podemos encontrar.

Também apreciei a forma simples e direta com que os autores se referiram aos ingredientes básicos para a produção de cerveja bem como, as dicas dadas para quem quiser aventurar-se na realização do sonho,  mais ou menos secreto, da produção doméstica.

Neste capítulo também apreciei as receitas com cerveja e, acima de tudo, as harmonizações gastronómicas.

O segundo capítulo, denominado “Notas de Prova” apresenta as condições ideais para degustar e avaliar uma cerveja: tipos de copos, temperaturas de serviço e análise sensorial. Este capítulo é extremamente educativo e deve ser lido com tempo e com a ajuda de um bloco de notas.

No fim deste capítulo encontramos a escolha das 50 melhores cervejas artesanais nacionais. A seleção foi realizada após a prova de um universo de 150 referências. Todas as escolhas são apresentadas com a foto dos rótulos, uma descrição breve do produtor e, mais importante, uma nota de prova.

O livro termina com uma listagem de produtores, sites de divulgação, bares, festivais e publicações a ter em conta. Um informação preciosa embora volátil.

A obra está profusamente ilustrada com excelentes fotografias

Autores: Bruno Aquino e Domingos Quaresma

Fotografia: Mário Ambrózio

Edição: Casa das Letras.

Data de Edição: 2019

ISBN: 978-989-780-111-2

Número de páginas: 312

Onde comprar: Livraria Bertrand (Por exemplo)

Preço: 20 Euros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.