Dão – 13% – PVP: 30 Euros – Nota: 93+/18,5
De cor aberta. Aromas a frutos vermelhos, especiarias, muita pedra molhada e alguns balsâmicos. Na boca fica a sensação a fruta vermelha muito fresca e leves especiarias. A acidez bem marcada marca o lote e dá o mote para um final quase interminável.
Um hino ao velho Dão e a uma tradição já quase esquecida de misturar as castas tintas com as brancas. A não perder.
Castas: Jaen, Baga, Alfrocheiro, Tinto Cão, Tinta Pinheira e algumas brancas não identificadas.
Vinificação: As uvas fermentaram num balseiro de carvalho francês usado (40% cachos inteiros) apenas com leveduras indígenas, seguiu-se uma maceração pós-fermentativa durante 30 dias. O vinho estagiou durante 16 meses num tonel usado de carvalho francês, com 3000 Litros, e em barricas usadas de carvalho francês de 225 Litros.
Cor: Intensidade média e rubi claro.
Nariz: Intensidade média, leve folha de tomate, mato, morango, framboesa, cereja, pimenta branca e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média (+), framboesa, cereja, leve pimenta preta e final longo.
Produtor: Textura Wines
Projeto: A Textura Wines é um projeto familiar, iniciado em 2018, localizado em Vila Nova de Tázem e Penalva do Castelo. Os vinhedos são compostos por 22 hectares distribuídos por 7 parcelas diferentes com idades entre os 18 e 50 anos, em conversão para produção biológica desde 2020. Predominam solos de granito em altitudes até 620 metros.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Enólogo: Luís Seabra.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Data de prova: 4/7/2021
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.