Dão – 13,5% – PVP: 38 Euros – Nota: 93/18,5
Proveniente de solos graniticos. Esta referência apresenta aromas a fruta de caroço, fruta cítrica, baunilha, manteiga e mineralidade. No palato revela fruta cítrica, baunilha e fruta de caroço num registo simultâneo de untuosidade e frescura. Para a cave.
Esta nova colheita está uns furos acima da anterior. Perfil gordo, impositivo, fresco e seco. Ainda com grande caminho para fazer em cave.
Vinificação: As uvas foram prensadas diretamente e fermentaram em cubas de cimento e em barricas de carvalho. O vinho estagiou em barricas novas de carvalho francês, de 500 litros e em cimento, durante 12 meses.
Casta: Encruzado.
Aspeto: Intensidade média e amarelo-claro.
Nariz: Intensidade média(+), lima, leve pêssego, baunilha, leve cimento e pedra molhada
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, lima, pêssego, baunilha, biscoito, manteiga e final longo.
Produtor: Taboadella.
Projeto: A Taboadella situa-se em Silvã de Cima, no distrito de Viseu. A propriedade parece ter sido muito apetecida por diversas famílias fidalgas ao longo do tempo, como comprova a pedra de armas do séc XIX de diversas famílias e uma inscrição funerária que remete a ocupação da Taboadella para o século I. Atualmente, a quinta pertence à família Amorim.
O projeto integra uma mancha única de 40 hectares de vinha entre o Vale do Pereiro e o Vale do Sequeiro, marcada por um planalto triangular que se desenvolve entre as cotas de 400 a 530 metros.
Enólogos: Jorge Alves e Rodrigo Costa.
Viticultura: Ana Mota.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 18/1/20224
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.
While I typically refrain from reading blog articles, I must express my strong interest in this particular post and urge you to do so. Your writing style has truly impressed me. Thank you for sharing this wonderful article.
Thanks. There’s more to come.