A 30 de setembro as comemorações do PORT WINE day culminam com uma inesquecível SUNSET PARTY com as águas do rio Douro como cenário. Este evento, de entrada livre, tem como principal objetivo celebrar o Vinho do Porto e mostrar que é uma bebida que pode ser apreciada em ambientes descontraídos e de convívio, por diferentes gerações, e com uma perfeita adequação a inúmeras harmonizações gastronómicas.
Assim, entre as 17h00 e as 21h00, vai ser possível desfrutar de uma experiência única, rica em sabores, onde não faltará animação. Cerca de 30 produtores e mais de 200 vinhos em prova estarão presentes para partilhar conhecimentos e dar a provar os vinhos do Porto e do Douro num ambiente descontraído e de festa, com animação e música a cargo de um DJ e com a presença de food trucks, para garantir a harmonização com os vinhos em prova.
“A Sunset Party é uma celebração do Vinho do Porto, da sua diversidade e vitalidade, onde os visitantes terão a oportunidade de participar numa iniciativa que destaca a herança histórica e cultural deste vinho. Um testemunho de como o Vinho do Porto é uma prova de amor intemporal, de dádiva e legado, permanecendo relevante e emocionante para todas as gerações”, refere Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP).
O Port Wine day foi celebrado ao longo de todo o mês de setembro, com diversos momentos dedicados a valorizar e homenagear a Região Demarcada do Douro (RDD) e o Vinho do Porto. Assinala o dia 10 de setembro de 1756, data em que o Marquês de Pombal criou a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo: o Douro Vinhateiro.
A data foi instituída como o Dia Internacional do Vinho do Porto, e o IVDP, IP assinala, desde 2014, a efeméride com uma série de iniciativas para promover o mais emblemático vinho português, evocando a relevância da sustentabilidade e das alterações climáticas que afetam, também, o Douro Vinhateiro.
In Comunicado à imprensa.