Vinho Verde – 13% – PVP: 29,5 Euros – Nota: 92+/18
Este vinho apresenta aromas muito francos. Destaca-se a fruta muito fresca, a acentuada mineralidade e uso parcimonioso da barrica.
Na boca, a untuosidade e a acidez marcada casam muito bem com a fruta e com as leves especiarias. Um excelente exemplar da casta que ainda se encontra muito jovem mas aguentará bem a passagem do tempo.
Projeto: A Quinta de Soalheiro está situada em Alvaredo – Melgaço. As uvas para a produção dos seus vinhos são provenientes de diversas vinhas, de pequena dimensão implantadas em solo de origem granítica, entre os 100 e os 400 metros de altitude.
As uvas de Alvarinho são colhidas nas vinhas na Quinta de Soalheiro são produzidas segundo os conceitos da agricultura biológica.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram com temperatura controlada em barricas, novas e usadas, de carvalho francês. O vinho estagiou mas mesmas barricas tendo permanecido nas borras finas com “bâtonnage” periódica.
Casta: Alvarinho
Aspeto: Pálido e amarelo.
Nariz: Intensidade média, leve palha, casca de laranja, tangerina, leve ananás, biscoito, pedra molhada e leve baunilha.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, laranja, leve pimenta branca, leve pimenta preta, leve baunilha e final longo.
Produtor: Quinta de Soalheiro
Enólogo: Luís Cerdeira
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 13º
Data de prova: 11/6/2020