Vinho de Mesa – 13,5% – PVP: 18 Euros – Nota: 85/17
De cor alaranjada e turvo. Destacam-se os aromas a frutos do bosque e frutos vermelhos. Num segundo plano mostra-se lácteo e mineral. O palato revela igualmente a fruta vermelha e fruta do bosque levemente texturada devido a algum tanino. Acidez bem marcada e final longo.
Esta é a primeira referência que o produtor lança no mercado usando o método ancestral mas talvez seja uma das melhores. É um espumante com alguma rusticidade mas com grande apetência gastronómica.
Projeto: O produtor João Camizão Rocha tem os seus vinhedos (9 hectares), na sub-região de Amarante e é a quarta geração produtora. Comercializa o vinho Sem Igual desde 2012, composto por Arinto e Azal.
Vinificação: As uvas foram prensadas com gelo seco e antes da fermentação foi usada uma gelatina vegetal. A fermentação iniciou-se com temperatura controlada e a meio desta foi adicionada bentonite e baixou-se a temperatura de forma a parar a fermentação. O vinho foi engarrafado, sem adição de leveduras, onde acabou a fermentação.
Castas: Baga e Touriga Nacional
Cor: Intensidade média, turvo, bolha média e laranja claro.
Nariz: Intensidade média, framboesa, leve morango, iogurte, biscoito e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, leve tanino, álcool médio, corpo médio, bolha média, intensidade média(+), morango, framboesa e longo.
Produtor: Sem Igual
Enólogo: Jorge Sousa Pinto e Pedro Bravo.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 25/11/2020
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.