Vinho Verde – 11,5% – PVP: 15,95 Euros – Nota: 84/16,5
A ligação aromática da fruta com a mineralidade resulta num “bouquet” muito fresco. O palato mostra um vinho cheio de fruta igualmente fresca e o toque de cereal faz lembrar uma cerveja. Também se revela equilibrado e estruturado.
A turbidez não deve desarmar o consumidor pois vale a pena provar este vinho muito fora do comum e surpreendente. O perfil muito “funky” remete para uma prova obrigatória para quem procura vinhos diferentes.
Projeto: Os vinhos Saravá nasceram em 2017 pela mão do agrónomo especializado em vinificação, Miguel Viseu. Entre 2007 e 2017 viajou pelo mundo e trabalhou com pessoas como Paul Hobbs e Sean O’Callaghan, em lugares que variaram entre Napa Valley, Borgonha, Brasil e Toscana. Ao longo desse percurso desenvolveu um gosto especial pela viticultura ecológica, biodinâmica e pelos vinhos naturais.
Em 2017 regressou a Portugal para integrar a equipa da Aphros e desenvolver o seu próprio projeto.
Vinificação: As uvas foram maceradas estando 90% dos cachos desengaçados e os restantes inteiros. Fermentação em inox sem temperatura controlada. O vinho foi engarrafado sem filtragem.
Casta: Trajadura
Cor: Intensidade média, dourado e turbidez.
Nariz: Intensidade média, leve feno, calda de pêssego, casca de laranja e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio(-), corpo médio, intensidade média, laranja, lima, cereal e final médio(+).
Produtor: Galactic Wines
Enólogo: Miguel Viseu
Condição de Prova: Ao jantar.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 15/7/2020