Vinho Verde – 12% – PVP: 14,95 Euros – Nota: 89+/17,5 – 90/18
A ligação dos aromas a fruta, bem marcados, com o perfil vegetal e mineral revela muitas camadas de aromas surpreendentes da casta Loureiro. O palato mostra um vinho intenso, denso e profundo mas simultâneamente contido. A acidez marcada e a estrutura bem presente remete-o para a mesa.
O vinho perdeu os aromas a feno e eucalipto. Continua bastante frutado e intenso.
Um vinho muito sério para beber de forma descontraída que apresenta um perfil “funky”. Para seguir bem de perto.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e estiveram 36 horas em contacto pelicular antes da fermentação que decorreu em cubas de aço inox e em barricas de castanho sem controle de temperatura. O vinho teve um breve estágio em talha.
Casta: Loureiro
Cor: Intensidade média e dourado.
Nariz: Intensidade média, feno, cereais, leve folha de louro, leve eucalipto, favo de mel, lima, calda de pêssego, salino e sílex.
Boca: Seco, acidez alta, alcool médio(-), corpo médio, intensidade média(+), pêssego, lima, leve favo de mel, cereal e final longo.
Produtor: Galactic Wines
Projeto: Os vinhos Saravá nasceram em 2017 pela mão do agrónomo especializado em vinificação, Miguel Viseu. Entre 2007 e 2017 viajou pelo mundo e trabalhou com pessoas como Paul Hobbs e Sean O’Callaghan, em lugares que variaram entre Napa Valley, Borgonha, Brasil e Toscana. Ao longo desse percurso desenvolveu um gosto especial pela viticultura ecológica, biodinâmica e pelos vinhos naturais. Em 2017 regressou a Portugal para integrar a equipa da Aphros e desenvolver o seu próprio projeto.
Enólogo: Miguel Viseu
Condição de Prova: Ao jantar.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 13/7/2020 – 4/11/2023
Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.