

Porto – 19% – PVP: 1874 Euros – Nota: 99/19,5
Um longo cortejo aromático destacando-se a fruta cristalizada, o mel e o torradinho do Douro. O palato revela igualmente fruta cristalizada, caramelo, uma doçura acentuada e um desfile de sabores que mudam em função da temperatura de serviço. Ainda assim, o fator mais surpreendente é a acidez invulgarmente alta que confere muita frescura e um final interminável.
Um vinho do Porto inolvidável que qualquer apreciador deveria provar. Um hino ao Douro, às suas gentes e a Portugal.
Projeto: O Projeto Quinta do Mourão inicia-se quando Mário Braga, originário de Vila Nova de Gaia, decide regressar às origens e adquirir, em 1972, cinco propriedades (26 hectares), situadas na zona de Cambres. Após o falecimento de Mário Braga, em 1999, foi Miguel Braga que deu continuidade ao projeto.
Atualmente, o projeto tem uma capacidade de vinificação total 600 pipas (330.000lt) que alimentam as muitas referências de vinho do Porto e Douro.
Vinificação: As uvas foram pisadas a pé e fermentaram em lagar. O vinho estagiou durante centenas de anos em toneis muito antigos. O lote final foi composto por duas colheitas: 1895 e 1927.
Castas: Tradicionais do Douro.
Aspeto: Opaco e rubi.
Nariz: Intensidade média(+), leve chila, fruta cristalizada, melaço, mel aquecido, couro, torrado e vinagrinho.
Boca: Muito intenso, doce, acidez alta, álcool médio(-), muito corpo, caramelo, mel, chila, fruta cristalizada, leve especiaria, torrado, leve verniz, e final longo.
Produtor: Quinta do Mourão
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,5l)
Temperatura de Serviço: 13º
Data: 1/10/2020