Terras do Dão – 13,5% – PVP: 25 Euros – Nota: 89+/17,5
De cor aberta. Aromas e sabores a fruta preta, leves especiarias, fruta vermelha e balsâmico. Um vinho muito fresco, fiel à casta e vibrante. Excelente para a mesa.
Boa surpresa.
Casta: Pinot Noir
Vinificação: As uvas fermentaram com temperatura controlada. A fermentação malolática ocorreu em barricas usadas de carvalho francês. O vinho estagiou durante 9 meses em barrica. Antes de ser lançado no mercado estagiou em garrafa durante 6 meses.
Aspeto: Intensidade média e rubi claro.
Nariz: Intensidade média, mato, amora, morango e leve pimenta branca.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(+), tanino médio, corpo médio, intensidade média(+), amora, morango, leve pimenta preta e final longo.
Temperatura de Serviço: 17º
Produtor: Produtor: Magnum – Carlos Lucas Vinhos
Projeto: A Magnum Vinhos nasceu em Oliveira do Conde pelas mãos de Carlos Rodrigues e Carlos Lucas. Com o passar dos anos juntaram, aos trinta hectares do Dão, mais 60 no Alentejo e 10 no Douro, ao portefólio
A Quinta do Ribeiro Santo foi adquirida pela família de Carlos Lucas em 1994, que replantou de imediato, dando inicio ao primeiro vinho engarrafado com o seu nome na colheita de 2000.
A vinha apresenta o encepamento tradicional com as castas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinto Cão e Encruzado, que foram plantados num terreno granítico pobre, com grandes afloramentos rochosos, de onde se avista a Serra da Estrela.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Enólogo: Carlos Lucas
Capacidade: 0,75 L
Temperatura de Serviço: 16º
Data de prova: 4/7/2021
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.