Regional Alentejano – 12,5% – PVP: 13,9 Euros – Nota: 89+/17,5
Este vinho revela uma boa ligação entre os aromas florais e fruta muito fresca. O leve toque de palha e biscoito personalizam-no e complexificam-no. O palato confirma a fruta fresca e apresenta uma boa acidez e estrutura.
Uma boa aposta para a mesa para quem procura novos desafios e experiências alicerçadas numa casta bem conhecida no velho mundo que se reinventa no Alentejo.
Projeto: A Ribafreixo Wines foi fundada na Vidigueira, em 2007, tem como principal actividade a produção de vinho. No ano de 2012 inauguraram uma nova adega com capacidade para 1 500 000 garrafas anuais.
Atualmente, a Ribafreixo é composta por uma propriedade contínua com cerca de 114 hectares plantada com as mais diversas castas: Antão Vaz, Arinto, Verdelho, Síria, Alvarinho e Chenin Blanc. Nas tintas predominam a Alicante Bouschet, a Touriga Nacional, a Alfrocheiro, a Tinta Miúda e a Aragonez.
Vinificação: As uvas fermentaram em depósito de inox por 30 dias, seguida de “bâtonnage” durante 3 meses. O vinho estagiou 3 meses em garrafa antes de ser lançado para o mercado.
Casta: Chenin Blanc
Aspeto: Pálido e amarelo-claro.
Nariz: Intensidade média, floral, leve palha, lima, alperce, biscoito e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, pêssego, e final longo.
Produtor: Ribafreixo Wines
Enólogo: Paulo Laureano
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 19/9/2020