Bairrada – 13,5% – PVP: 45 Euros – Nota: 92+/18
Um vinho carregado de aromas que lembram fruta fresca e especiarias. O toque salino, floral e levemente abaunilhado contribuem para a grande complexidade aromática desta referência.
No palato encontra-se fruta fresca muito bem ligada com os sabores levemente abaunilhados e especiados do estágio em barrica. A garra, a frescura, a complexidade e profundidade fazem desta referência um excelente parceiro para a mesa.
Um grande vinho do Engenheiro Osvaldo Amado, igualmente conhecido por “Sr. Arinto”.
Projeto: Osvaldo Amado faz vinhos há mais de 30 anos e é um dos enólogos portugueses mais reconhecidos internacionalmente. Recentemente decidiu reestruturar a sua vida para ter condições para produzir os seus próprios vinhos em Portugal e, futuramente, pelo mundo.
Dessa vontade nasceu a marca “Raríssimo by Osvaldo Amado”.
Vinificação: As uvas foram totalmente desengaçadas, em seguida foram alvo de uma maceração pelicular pré-fermentativa de 4 horas. Metade do mosto fermentou em inox, 25% em barrica nova e 25% em barrica de segundo ano. O vinho estagiou ao longo de 6 meses em barricas de carvalho francês.
Casta: Arinto
Aspeto: Pálido e amarelo claro.
Nariz: Intensidade média, leve flor de laranjeira, pêssego, sal, biscoito, leve baunilha e pimenta branca.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(+), taninos médios, corpo médio(+), intensidade média(+), lima, biscoito, leve baunilha, salino e final longo.
Produtor: Total Wines
Enólogo: Osvaldo Amado
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 25/6/2020