Vinho de Mesa – 10% – PVP: 50 Euros – Nota: 91/18
Neste vinho destacam-se claramente os aromas a fruta verde, a fruta de caroço e a oxidação. As leves especiarias compõem o “bouquet” inesperado. O palato revela fruta cítrica e de caroço muito fresca e uma acidez bem marcada. Pleno de intensidade e personalidade. Excelente para a mesa.
Uma abordagem enológica diferente originou uma referência completamenta disruptiva no Douro que qualquer enófilo deveria conhecer. É, na minha opinião, o melhor vinho do movimento Nat’Cool!
Projeto: Propriedade da família Cândido da Silva, a Quinta da Carolina está localizada na região demarcada do Douro, sub-região do Cima Corgo, na margem esquerda do Rio Douro, a 4 Km. do Pinhão.
A Quinta tem uma exposição a norte e a vinha velha, letra “A” , tem cerca de 40 anos, é constituída pelas castas: Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinta Carvalha, Tinta Amarela, Tinto Cão, Sousão, Rufete, Tinta Melra, Malvasia Preta, Tinta Barroca, Tinta Francisca e Bastardo.
Vinificação: As uvas foram divididas em duas partes. Uma foi prensada diretamente para barrica. A outra macerou por 12 horas antes da prensagem para inox, onde decantou 24 horas e só depois foi introduzida noutra barrica. Ambas fermentaram espontaneamente, desenvolvendo um manto de flor depois da fermentação alcoólica, que protegeu o vinho durante um ano de estágio em barrica sem qualquer adição de sulfuroso. Após este estágio nas borras e sob a influencia da flor, o vinho foi passado a limpo, para uma cuba de inox, onde estagiou e estabilizou naturalmente durante mais um ano. O vinho foi engarrafado sem colagem ou filtração.
Casta: Rabigato
Aspeto: Pálido e amarelo.
Nariz: Intensidade média, maçã verde, pêssego, leve amêndoa, leve marmelada, leve vinagrinho, pimenta branca, folhas secas e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, álcool baixo, corpo médio(-), intensidade média(+), lima, pêssego, leve marmelada, leve pimenta preta e final longo.
Produtor: Quinta da Carolina
Enólogos: Luís Pedro Cândido da Silva e Daniel Niepoort
Condição de Prova: Ao almoço.
Capacidade: Magnum (1,5 L)
Temperatura de Serviço: 13º
Data de prova: 14/11/2020