Douro – 14% – PVP: 25 Euros – Nota: 87 90/17,5 18
De cor rubi. Aromas a fruta vermelha, chocolate, florais e baunilha. O palato mostra fruta vermelha, especiarias e chocolate. A acidez bem vincada imprime uma sensação de frescura e os taninos polidos conferem uma leve sensação texturada.
Uma referência fácil de gostar.
Os aromas florais e o chocolate perdeu-se, bem como a baunilha, mas ganharam-se as especiarias e alguns marcadores de evolução em garrafa. O palato continua intocável. Em grande nível.
Castas: Castas indeterminadas provenientes de vinha velha (40%), Touriga Franca (20%) Tinto Cão, Sousão e Alicante Bouschet.
Vinificação: As uvas fermentaram com leveduras indígenas, em lagares tradicionais de pedra, com pisa a pé. O vinho estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho francês usadas.
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, esteva, ameixa, cereja, leve chocolate e pimenta preta leve baunilha, leve tinta da china, leve caruma e leve cogumelo.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(+), tanino médio, corpo médio(+), intensidade média(+), cereja, chocolate, pimenta preta e final médio(+).
Produtor: Quinta de Tourais
Projeto: A Quinta de Tourais está situada nos arredores da cidade da Régua e pertence à família Coelho há três gerações. Até 1999 as uvas produzidas eram vendidas para a produção de vinho do Porto. Depois desse ano, e sob a responsabilidade enológica de Fernando Coelho, começaram a ser produzidos os primeiros vinhos.
Condição de Prova: Ao almoço.
Enólogo: Fernando Coelho
Capacidade: 0,75 L
Temperatura de Serviço: 16º – 18º
Data de prova: 20/6/2021 – 12/3/2022
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.