Dão – 13,5% – PVP: 25 Euros – Nota: 92/18
De cor amarela. Esta referência apresenta aromas florais, fruta de caroço, leve manteiga e muita mineralidade. O palato mostra fruta de caroço muito fresca e levemente amanteigada.
O vinho perdeu os aromas florais e a leve manteiga. O palato mostra agora fruta cítrica, mas perdeu alguma fruta de caroço.
Uma referência que combina elegância e alguma gordura sem nunca perder a verticalidade e nervo. Mais um excelente exemplar da casta de um produtor que merece maior notoriedade e reconhecimento.
Vinificação: O vinho fermentou em cubas de inox com temperatura controlada. O vinho estagiou em cubas de aço inox durante 11 meses. Antes de ser lançado para o mercado repousou, em cave, durante 6 meses.
Casta: Encruzado.
Aspeto: Pálido e amarelo.
Nariz: Intensidade média, flor de laranjeira, funcho, leve pêssego, leve manteiga, biscoito e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(+), corpo médio, intensidade média(+), pêssego, pêra, lima, leve manteiga e final longo.
Produtor: Água D`Assobio, LDA
Projeto: A Quinta das Mestras localiza-se na vila de Santar e é composta por 15 Hectares. A vinha ocupa cerca de 8 Hectares compreendendo 6 parcelas de vinha plantadas entre 1994 e 1996.
Condição de Prova: Ao jantar – Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 13º – 12º
Data de prova: 30/3/2022 – 6/5/2023
Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.