Vinhos Verdes – 12% – PVP: 10 Euros – Nota: 86/17–89/17,5 – 90/18
A terceira edição desta referência continua a apresentar um perfil pouco aromático, quando comparado com a maioria dos exemplares da casta no mercado. Ainda assim, o lado floral da casta está bem marcado, tal como a fruta fresca e a mineralidade. No palato destaca-se claramente a acidez bem vincada, a fruta muito fresca e o final prolongado.
Mais uma excelente edição de um projeto recente.
De cor amarela. Os aromas herbáceos e tropicais desapareceram para dar lugar a fruta de caroço, maracujá e leve evolução em garrafa. O perfil austero e mineral continua bem marcado. Um produtor à espera de ser descoberto pelo consumidor.
A coloração manteve-se. Os aromas florais e a leve fruta tropical perderam-se e surgiram notas de maçã verde. No palato não houve alterações dignas de registo. Revela elevada frescura e boa complexidade.
Casta: Loureiro
Aspeto: pálido e verde amarelado amarelo.
Nariz: intensidade média, flor de laranjeira, folha de louro, maçã verde, lima, leve maracujá, alperce, leve ananás, erva cortada, amêndoa, pedra molhada e folhas secas.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(-), corpo médio, intensidade média(+), lima, alperce, pêssego e final longo.
Temperatura de Serviço: 12º
Enólogo: José Domingues.
Produtor: Quinta das Fontes
Projeto: A Quinta das Fontes está situada em Rebordões, próximo de Ponte de Lima. O projeto iniciou-se, pela mão da família Mendanha, em 2016. A propriedade tem cerca de 10 hectares e compreende 4,5 de vinha nova e 0,6 de vinha antiga, em ramada.
Capacidade: Standard (0,75)
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida – Ao jantar – Sem acompanhamento de comida.
Data de prova: 12/10/2019 – 9/10/2022 – 4/11/2023
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.