Douro – 12,5% – PVP: 36,5 Euros – Nota: 87/17,5
Neste espumante destacam-se os aromas e sabores a fruta de caroço bem complementados pela leve autólise conferida pela evolução em garrafa. Uma referência proveniente de uma casta incomum para a espumantização mas que confere muita elegância e algum exotismo. Excelente para entradas.
Muito boa estreia. Para acompanhar de perto os futuros desenvolvimentos.
Projeto: a Quinta da Barca localiza-se em Vila Marim, próxima de Mesão Frio e a sua história começou a escrever-se, em 1897, pela mão de Manuel Pereira Alves.
No ano de 1995, toda a vinha foi reestruturada e modernizada e passados dez anos é apresentado o primeiro vinho com a marca Busto. Actualmente a Quinta da Barca é composta por um total de 15 hectares, mas apenas 12 têm vinha instalada.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e apenas foi recolhida a lágrima que depois de decantada por 24 horas fermentou com temperatura controlada durante 25 dias. A segunda fermentação ocorreu na garrafa durante 36 meses.
Casta: Tinta Francisca
Aspeto: Pálido, amarelo claro e efervescência.
Nariz: Intensidade média(-), pêssego, nectarina, marmelo, pedra molhada, leve pão torrado e leve amêndoa.
Boca: Seco, acidez média, álcool médio, bolha fina, corpo médio, intensidade média(+), pêssego, marmelo, leve amêndoa torrada e final médio(+).
Produtor: Quinta da Barca
Enologia: Nuno Felgar e Marta Silva
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 10º
Data de prova: 27/12/2020
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.