Douro – 13% – PVP: 20,9 Euros – Nota: 85/17
De cor aberta. Neste vinho destacam-se os aromas e sabores a fruta vermelha e leves especiarias. A acidez e os taninos bem presentes conferem ao lote frescura e textura. Excelente para acompanhar pratos de verão.
Um vinho diferente do habitual e que apela à história da região.
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.
Vinificação: As uvas fermentaram com temperatura controlada e com maceração parcial. O vinho estagiou durante 9 meses em barrica usada
de carvalho francês de 300 litros de capacidade.
Aspeto: Intensidade média e rubi pálido.
Nariz: Intensidade média, cereja, amora e pimenta branca.
Boca: Seco, acidez média(+), tanino áspero, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), amora, cereja, leve pimenta preta e final médio(+).
Temperatura de Serviço: 16º
Produtor: Manuel D. Poças Junior.
Projeto: O projeto nasceu em 1918 pela mão de Manoel Domingues Poças Júnior. Atualmente a Poças é gerida pela 4ª geração da família: Maria Manuel Maia (responsável pelas áreas de Enologia e Viticultora), Paulo Pintão (Produção e Administrativa/Financeira) e Pedro Poças Pintão (Comercial e Marketing).
Atualmente a Poças tem três Quintas, com uma área total de 100 hectares (75 hectares de vinha em produção), cada uma localizada numa zona diferente da Região Demarcada do Douro: a Quinta das Quartas, a Quinta de Santa Bárbara e a Quinta de Vale de Cavalos.
Enólogo: André Pimentel Barbosa.
Condição de Prova: Ao jantar.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Data de prova: 7/9/2021