
Vinho Verde – 12% – PVP: 23 Euros – Nota: 93/18,5
Proveniente de vinhas com 25 anos de idade implantadas em solos graníticos. Este vinho revela, num primeiro plano, aromas a folha de louro, fruta de caroço, biscoito e elevada mineralidade. Em segundo plano mostram-se as flores brancas e as especiarias. No palato revela fruta cítrica e fruta de caroço muito fresca e seca envolvida em camadas de biscoito e especiarias.
Um vinho ainda jovem, mineral e com uma longa vida pela frente. É a melhor colheita de sempre e um dos grandes exemplares da casta do nosso país.
Vinificação: As uvas fermentaram em barricas novas e usadas de 300 litros. O vinho estagiou em barricas novas e usadas durante 10 meses, com “batonnage” durante o período inicial.
Casta: Loureiro.
Aspeto: Pálido e amarelo.
Nariz: Intensidade média, leve flores brancas, folha de louro, pêssego, biscoito, leve pimenta branca e mineralidade.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(-), corpo médio, intensidade média(+), pêssego, lima, biscoito, pimenta preta e final longo.
Produtor: Pine Nuts Vines & Wines
Enologia: Joana Pinhão.
Projeto: No ano de 2015, Joana Pinhão reconverteu os 4 hectares de vinha familiar apostando em diversas castas nacionais e internacionais. Em 2019 lançou o primeiro vinho do projeto Casal das Aires. Mais recentemente, em 2020, apostou na região do Vinho Verde e na produção de vinho tendo por base a casta Loureiro.
Condição de Prova: Ao jantar.
Capacidade: 0,75 Litros (Standard)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 2024/2/22
Observações: Amostra gentilmente oferecida pela produtora.