Bairrada – 12% – PVP: 120 Euros – Nota: 96/19
De cor ainda rubi. Esta Baga apresenta aromas a fruta vermelha, leves especiarias, sangue, mineralidade e leves balsâmicos. O palato mostra fruta vermelha levemente texturada, leves especiarias e um final muito longo. Para a mesa ou para guardar.
Um grande vinho da Bairrada capaz de mostrar o potencial de guarda e da casta. Para beber de joelhos. Este vinho requer cuidados de serviço.
Casta: Baga.
Vinificação: As uvas foram parcialmente desengaçadas e fermentaram em lagar. O vinho estagiou, durante 24 meses, em barricas de carvalho francês (50% novas), de 500 e 228 Litros. O engarrafamento decorreu em Setembro de 2017 e estagiou em garrafa desde então.
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: intensidade média, morango, amora, framboesa, leve pimenta branca, sangue, giz, leve caruma e leve eucalipto.
Boca: seco, acidez alta, álcool médio(-), tanino redondo, corpo médio, intensidade média(+), morango, amora, framboesa, leve pimenta preta e final longo.
Produtor: V Puro
Enólogo: Nuno Mira do Ó & João Soares.
Projeto: O conceito deste projecto resulta do desejo de criar vinhos baseados no rico património varietal português. A escolha recaiu sobre antigos vinhedos da variedade Baga, e o projeto V PURO veio junto com a descoberta de vinhas velhas, com idade entre 80 e 120 anos, plantadas no coração da Bairrada.
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 10/12/2023
Condição de Prova: Ao almoço, depois de decantado e aberto durante 12 horas.