Sem DOC – 6% – PVP: 3,5 Euros – Nota: 71
Os produtos Opo entraram no mercado no final de 2018, mas este é um projecto com dois anos de existência que nasceu, de um desafio proposto pela Sogrape, durante um programa de inovação, a João Perdiz e Tiago Dionísio.
O OPO oferece duas opções de sabor com a adição de gás: “Strawberry” que tem por base vinho rosé (Baga, Tinta Barroca e Touriga Franca), sumo de morango e extracto de framboesa.
A segunda opção chama-se “Lemon & Ginger” e tem por base um vinho branco (Arinto e Fernão Pires), sumo de limão e extracto de gengibre.
A ideia de juntar vinho com água gaseificada é uma categoria de bebidas alcoólicas muito popular nos Estados Unidos e na Austrália.
Castas: Baga, Tinta Barroca e Touriga Franca
Aspeto: Pálido, gás e casca de cebola
Nariz: Intensidade média(-), morango e framboesa.
Boca: Doce, pouca acidez, álcool baixo, corpo ligeiro, pouco intenso, bolha grossa, morango e final curto.
Conclusão: É a bebida certa para quem quer algo com muito pouco álcool, descomprometida e para beber numa esplanada no fim de um dia de verão. Também será interessante para quem não gosta de vinho ou para quem se está a iniciar no mundo dos vinhos.
Ainda assim, a experiência torna-se mais interessante quando se adicionam morangos ou se transforma num cocktail.
Um enófilo experiente nada tem a ganhar com esta experiência, no entanto, não tenho dúvidas que há mercado para este tipo de “cocktails”, especialmente se for servido num dia de calor junto à praia.
Produtor: Opo
Condição de Prova: Ao jantar
Capacidade: 0,33 L
Temperatura de Serviço: 5º
Data de prova: 31/7/2019