O título deste livro é redutor pois ao ler a obra ficamos com uma perspetiva geral do que era o mundo vínico na era pré e pós Julgamanto de Paris.
Ao longo de quatro longas partes escritas por George Taber, que era na altura o único jornalista presente na sala de prova onde decorreu o evento, ficamos a conhecer profundamente os contornos do evento, mas também as ondas de choque que abalaram todo o planeta vínico.
Para além do prefácio, escrito por Robert Mondavi, podemos encontrar informações relevantes no primeiro capítulo da primeira parte intitulada “Um sonho Produtivo, sobre a loja que Spurrier comprou à Madame Fougères e na qual fundou a “Académie du Vin”.
o segundo capítulo da primeira parte é igualmente interessante pois revela bem como os vinhos franceses dominavam o mundo.
A segunda parte do livro, intitulada “O Despertar”, composta por mais de 100 páginas, revela bem a história dos vinhos da Califórnia até aos anos 70. Aqui podemos encontrar a história das principais empresas vínicas, bem como, das principais personagens desta região.
Na terceira parte, intitulada “o Julgamento de Paris, podemos acompanhar a forma como os vinhos foram escolhidos, as peripécias até chegarem a Paris, a forma como decorreu a prova e o desfecho final.
Ao longo da quarta parte, o autor descreve a forma como a notícia foi acolhida por todo o mundo e as principais consequências no mercado internacional.
Finalmente, a obra apresenta um epílogo no qual podemos encontrar as fichas de avaliação dos participantes no “Julgamento de Paris” e alguma bibliografia selecionada sobre vinho.
Um livro a não perder.
Autor: George M. Taber
Edição: Editora Campus
Data de Edição: 2006
ISBN: 13: 978-85-352-1891-6
Número de páginas: 362
Onde comprar: Amazon
Preço: 10 Euros