Alentejo – 12,5% – PVP: indisponível – Nota: 94/18,5
De cor cobre. Este vinho apresenta aromas a fruta de caroço em calda, resina, mel, chá, amêndoa e algum químico. O palato confirma a fruta de caroço em calda resinosa muito fresca e mel. A acidez marcada empresta muita frescura ao lote. O final longo remete este vinho para a sobremesa.
Esta referência faz lembrar um vinho de Jerez e é mais um bom exemplo da resistência à passagem do tempo. Um hino aos vinhos de talha brancos.
Vinificação: Esmagamento em ripanço. Fermentação e estágio em talha de barro de 2000 litros de capacidade.
Castas: Tradicionais do Alentejo.
Aspeto: intensidade média e cobre.
Nariz: intensidade média, pêssego em calda, engaço, figo, leve mel, leve chila, chá, amêndoa, torrado, resina e leve químico.
Boca: seco, tanino secante, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), pêssego em calda, mel, resina e final longo.
Produtor: Abegoaria.
Projeto: Localizada na zona Granja-Amareleja, em plena Região Demarcada do Alentejo, a empresa Encostas do Alqueva, surge associada à Cooperativa Agrícola de Granja e à Amareleza Vinhos. Em 2007, Manuel Bio, assume a presidência da Adega e catapulta-a para o maior produtor da região. Atualmente, a Abegoaria produz vinhos no Alentejo, Douro, Lisboa, Tejo, Dão e Vinhos Verdes.
Condição de Prova: Ao almoço.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 16º
Data de prova: 12/2/2022
Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.