Dão – 12% – PVP: 12,99 Euros – Nota: 90/18
De cor clara. Ligação muito equilibrada entre os aromas florais, cítricos e minerais. A leve fruta de caroço e as especiarias completam o “bouquet”. O palato confirma a fruta cítrica e as especiarias, num registo muito fresco e austero.
Um exemplar muito bem conseguido, de perfil mineral, equilibrado e elegante. Este projeto está a afirmar-se na região. Preço muito simpático.
Vinificação: As uvas fermentaram, por ação de leveduras indígenas, em cubas de aço inox (50%) e em barricas novas de carvalho francês (50%). o vinho estagiou, durante 12 meses, sobre borras finas em cubas de aço inox e em barricas novas de carvalho francês.
Casta: Encruzado.
Aspeto: Pálido e amarelo-esverdeado.
Nariz: Intensidade média, flor de laranjeira, lima, leve pêssego, biscoito, leve pimenta branca e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, intensidade média(+), lima, leve pêssego, leve salinidade, pimenta preta e final médio(+).
Projeto: A J.CABRAL.ALMEIDA é uma empresa de vinhos fundada pelo enólogo João Cabral de Almeida que trabalha essencialmente no Norte de Portugal nas regiões de Vinhos Verdes, Douro e Dão. O conceito de vinificação dos seus vinhos passa por demonstrar o potencial das diferentes variedades de uvas usando uma filosofia mínima de intervenção.
Enólogo: João Cabral de Almeida.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Temperatura de Serviço: 16º
Data de prova: 2/9/2023