Douro – 14% – PVP: 35 Euros – Nota: 93/18,5
Proveniente dos melhores talhões de Tinta Roriz. Esta referência apresenta fruta vermelha, especiarias, fruta preta e chocolate. No palato mostra fruta fruta vermelha muito fresca e especiarias. Para a mesa ou para guardar.
Um vinho elegante, jovem e cheio de garra. Uma das melhores referências da região.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e realizaram maceração pré-fermentativa a baixas temperaturas. A fermentação ocorreu em depósitos de inox e o vinho estagiou em barricas de carvalho francês de 225 Litros durante 20 meses.
Casta: Tinta Roriz.
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, cereja, framboesa, amora, pimenta branca e chocolate.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(+), tanino redondo, corpo médio, intensidade média(+), cereja, framboesa, pimenta preta e final médio(+).
Produtor: Menin Douro Estates.
Projeto: A Menin foi fundada, em Gouvinhas, pelos empresários brasileiros Rubens Menin e Cristiano Gomes. O projeto é composto por três quintas: a Costa de Cima, a Quinta do Sol e Quinta do Caleiro. A Costa de Cima tem 28ha de vinhas, 10ha de olivais e mata. Estende-se do nível do rio Douro (90m acima do mar) até à cota 240. Contém 11ha de vinhas plantadas há mais de 100 anos, com mais de 50 castas identificadas, sendo a maior área contígua de vinhas velhas na região. A Quinta do Sol totaliza 14ha de vinhas totalmente replantadas em 2018/ 2019, situadas em colinas que vão até aos 500m de altitude. A Quinta do Caleiro tem uma área total de 36ha, dos quais 23ha de vinha.
Enologia: João Rosa Alves e Tiago Alves de Sousa.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 6/1/2024
Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.