Bairrada – 14,5% – PVP: 90 Euros – Nota: 94+ 96/18,5 19
A cor granada evidencia alguma evolução mas não nos prepara para a sinfonia aromática composta por mentol, frutas silvestres, especiarias, giz e bosque. O palato faz a ressonância dos aromas agora ampliados pela textura conferida pelos taninos ainda presentes e pela grande estrutura. Um vinho denso, carnudo mas muito fresco.
O vinho perdeu alguns aromas e sabores a mentol, alguma fruta e integrou um pouco mais a barrica, como seria de esperar. Continua em grande forma.
A fruta está cada vez mais subtil, mas ainda presente. Os sabores terciários estão cada vez mais notórios e a barrica mais integrada. Um grande vinho em qualquer parte do mundo.
É interessante verificar que, apesar da idade, o tempo conservou-o de forma magistral. Será ainda capaz de evoluir durante mais uns anos. Um vinho de categoria mundial proveniente de uma casta extraordinária.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas parcialmente e fermentaram com temperatura controlada. O vinho estagiou 120 meses em inox e 24 meses em barricas de segundo ano. Posteriormente foi engarrafado em 2015 e lançado para o mercado em 2019.
Casta: Baga
Aspeto: Intensidade média e granada.
Nariz: Intensidade média, leve menta, leve amora, morango, mirtilo, pimenta preta, pimenta branca, leve madeira exótica, giz, caruma, folhas secas, leve tabaco, sangue, cogumelo e leve couro.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(+), tanino médio, corpo médio(+), intensidade média(+), leve menta, mirtilo, leve ameixa seca, amora, leve cogumelo, pimenta branca e final longo.
Produtor: Adega de Cantanhede
Projeto: Em 1954 um conjunto de 100 agricultores fundou a Adega Cooperativa de Cantanhede. Atualmente, conta com mais de 700 viticultores associados ativos e apresenta uma produção média anual de 6 a 7 milhões de quilos de uva. Esta Adega é o principal produtor da Região Demarcada da Bairrada, representando 30 a 40% da produção global da região e certifica cerca de 80% da sua produção, sendo líder destacado nas vendas de vinhos DOC Bairrada e IG Beira Atlântico.
Enólogo: Osvaldo Amado
Condição de Prova: Ao jantar – Sem acompanhamento de comida – Sem acompanhamento de comida.
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 2020/10/22 – 2022/12/17 – 2024/4/6
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.