Bairrada – 13,5% – PVP: 65 Euros (Pack de 2) – Nota: 90/18
De cor rubi. Esta referência mostra aromas a geleia de frutas vermelhas, especiarias e alguma evolução em garrafa. O palato revela fruta vermelha, especiarias e leve cogumelo. Os leves taninos conferem uma textura adicional que complexifica o vinho. Para a mesa.
Um vinho gordo, mas com elegância e equilíbrio entre acidez e doçura. Esta referência irá agradar a um vasto público de consumidores.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em inox, com temperatura controlada. O vinho estagiou 18 meses barricas, novas e usadas, de carvalho francês. Estágio em garrafa durante 12 meses.
Casta: Baga.
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, amora, morango, sangue, giz, pimenta branca, leve caruma e folhas secas.
Boca: Seco, acidez média, álcool médio, tanino redondo, corpo médio(+), intensidade média(+), geleia de amora, geleia de morango, pimenta preta, leve cogumelo e final longo.
Produtor: Adega de Cantanhede
Projeto: Em 1954 um conjunto de 100 agricultores fundou a Adega Cooperativa de Cantanhede. Atualmente, conta com mais de 700 viticultores associados ativos e apresenta uma produção média anual de 6 a 7 milhões de quilos de uva. Esta Adega é o principal produtor da Região Demarcada da Bairrada, representando 30 a 40% da produção global da região e certifica cerca de 80% da sua produção, sendo líder destacado nas vendas de vinhos DOC Bairrada e IG Beira Atlântico.
Enólogo: Osvaldo Amado
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 1/5/2023
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.