Douro – 12,5% – PVP: 18 Euros – Nota: 93/18,5
De cor aberta. Aromas a fruta vermelha, especiarias, fruta preta, mineralidade e leve evolução. No palato apresenta fruta vermelha e preta texturada recortadas pelas especiarias e por uma acidez marcada que conferem ao lote muita frescura e verticalidade.
Um vinho ainda jovem, muito elegante e de trago fácil. Excelente para a mesa e para quem gosta de vinhos pouco marcados pelo álcool, extração e maceração. Um grande Douro, fora da caixa, com um preço absolutamente pornográfico.
Vinificação: Os cachos inteiros foram macerados à mão e a fermentação decorreu em tinas abertas de forma espontânea, sem adição de leveduras selecionadas mas com controlo de temperatura. O vinho passou um ano em barricas de segundo uso.
Castas: Não identificadas, provenientes de vinhas velhas.
Aspeto: Intensidade média e rubi pálido.
Nariz: Intensidade média, cereja, amora, mirtilo, leve pimenta branca, pedra molhada e leve folha seca.
Boca: Seco, acidez média(+), tanino áspero, álcool médio, cereja, amora, mirtilo, leve pimenta preta e final longo.
Produtor: Mapa – Vinhos e Azeites
Projeto: O projecto MAPA começou a ser desenhado há cerca de uma década, com a compra das primeiras terras em Muxagata, Vila Nova de Foz Côa, na sub-região do Douro Superior. Hoje, a produção agrícola é feita em duas quintas com cerca de 30 hectares. Além dos vinhos MAPA tintos e brancos também se produz o azeite MAPA de olivais tradicionais e biológicos.
Enólogo: Francisco Baptista
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 2/7/2022