Douro – 13% – PVP: 45 Euros – Nota: 95/19
Aromas profundos e bem delineados a fruta cítrica, especiarias, mineralidade e fruta de caroço. Num segundo plano apresentam-se leves flores e alguma manteiga. No palato confirma-se a fruta fresca recortada pela manteiga e especiarias. Para a cave.
Um grande branco do Douro, ainda muito jovem, que compagina galhardamente gordura, elegância, profundidade e personalidade. A não perder.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em barricas de carvalho francês. O vinho estagiou nas mesmas barricas durante 12 meses.
Castas: Rabigato, Viosinho, Arinto e Gouveio.
Aspeto: Intensidade média e amarelo-esverdeado.
Nariz: Intensidade média, leve flor de laranjeira, lima, pêssego, pimenta branca, leve manteiga, pedra molhada e leve folhas secas.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, lima, pêssego, leve manteiga, pimenta preta e final longo.
Produtor: Mapa – Vinhos e Azeites
Projeto: O projecto MAPA começou a ser desenhado há cerca de uma década, com a compra das primeiras terras em Muxagata, Vila Nova de Foz Côa, na sub-região do Douro Superior. Hoje, a produção agrícola é feita em duas quintas com cerca de 30 hectares. Além dos vinhos MAPA tintos e brancos também se produz o azeite MAPA de olivais tradicionais e biológicos.
Enólogo: Francisco Baptista
Condição de Prova: Ao jantar.
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 2/6/2023
Observações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.