Douro – 14% – PVP: 17 Euros – Nota: 89/17,5
Proveniente de solos xistosos. Esta referência mostra aromas bem marcados a fruta vermelha, fruta preta, eucalipto, terra e alguma evolução. No palato revela fruta vermelha, leve cogumelo e fruta preta. Para a mesa.
Um belíssimo exemplar da casta mostrando múltiplos graus de complexidade de fruta e evolução. Este produtor merece maior reconhecimento pelo consumidor.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram com temperatura controlada. O vinho estagiou em cubas de inox.
Casta: Tinta Roriz.
Aspeto: Intensidade média e rubi claro.
Nariz: Intensidade média, cereja, ameixa, eucalipto e folhas secas.
Boca: Seco, acidez média, álcool médio(+), tanino redondo, corpo médio, intensidade média(+), ameixa, cereja, leve cogumelo e final médio(+).
Produtor: Mãos e irmãos.
Projeto: Na década de cinquenta do século XX, António Ribeiro e Maria do Céu adquiriram a Quinta de S. Tiago na freguesia de Vila Marim e a Quinta da Portela, na freguesia de Barqueiros. Ambas no concelho de Mesão Frio.
Em 1980 iniciaram a reconversão das quintas e os netos Roberto, Ricardo, Rafael e Rudolfo, com formação em diferentes áreas tomaram conta do projeto e aumentaram a área agrícola com a aquisição da Quinta de Sequeirós, no Cima Corgo, a Quinta d’ Além Tanha e, mais recentemente, a Quinta do Farfão no Douro Superior.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 6/1/2024
Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.