Ficha da Casta
Variedade
Branca
Sinonímia
Assario do Alentejo (PT), Bayoud Merseguera (DZ), Fransdruif (ZA), Listan (Au, FR, CY), Listrão (PT-Madeira), Olho de Lebre (PT), Palomino Fino (E) e Seminário (PT).
Variedades erradamente identificadas com a Malvasia Rei
Malvasia Branca.
Origens
Muito provavelmente a casta teve a sua origem em Chipre e terá sido introduzida na zona de Jerez de la Frontera por navegadores gregos. A casta terá sido introduzida na Madeira, por volta do século XV, pelos navegadores portugueses que retornavam de suas viagens ao continente africano devido à sua produtividade.
Características
A malvasia rei apresenta um vigor médio/elevado e é muito fértil (+25 t/ha), cacho médio a muito grande (180/650 g), bago médio/grande com película espessa. A casta é bastante suscetível ao míldio, antracnose e ao oídio.
Regiões de Maior Relevância e Expansão
Em Espanha, a Malvasia Rei estava instalada, no ano de 2015, em 11 283 hectares. Na Andaluzia, a casta ocupava quase 6000 hectares, em Castela e Leão estava implantada em cerca de 2000 hectares e na Galiza um pouco mais de 3000 hectares.
Em Portugal, no ano de 2022, a casta estava implantada em 1438 hectares e correspondia a cerca de 1% do total nacional. Na região vinícola de Lisboa estava implantada em 3%, no Douro e Alentejo representou 1,3% dos totais regionais. Curiosamente nas Terras de Cister representava mais de 7%.
Parentalidade
Não apurada.
Fontes
- Böhm, Jorge (2007), Portugal Vitícula – O Grande Livro das Castas, Chaves Ferreira Publicações, Lisboa
- Robinson, Jancis; Harding, Julia; Vouillamoz, José (2012), Wine Grapes: A Complete Guide to 1,368 Vine Varieties, including their Origins and Flavours, Penguin Group, Londres
- www.vinetowinecircle.com (26 de dezembro de 2023)