Dão – 14% – PVP: 18 Euros – Nota: 92/18
De cor rubi. Este vinho apresenta aromas a mato, fruta vermelha, especiarias e alguma evolução em garrafa. O palato mostra fruta vermelha levemente texturada e especiarias.
Uma referência muito elegante e equilibrada. O vinho mostra alguma evolução e fruta. Um excelente vinho que merece maior reconhecimento pelo público.
Vinificação: As uvas fermentaram com temperatura controlada e, posteriormente, estagiaram em barricas de carvalho.
Castas: Tinta Pinheira, Tinta Roriz, Jaen e outras.
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, mato, framboesa, cereja, caruma, leve pimenta branca e folhas secas.
Boca: Seco, acidez média, tanino redondo, álcool médio(+), corpo médio(+), intensidade média(+), framboesa, cereja, leve pimenta preta e final longo.
Produtor: Quinta Madre de Água.
Projeto: O projeto Quinta Madre de Água iniciou-se em 2007 com a compra da quinta com o mesmo nome, em Vinhó, que congregava 16 hectares e existiam algumas construções em pedra granítica, uma parcela de vinha com 40 anos, oliveiras, carvalhos, castanheiros, pinheiros, cerejeiras centenárias e muitos poços de água.
Entretanto foram adquiridas outras quintas vizinhas: Santo António, Regada, Caramuja Nossa Senhora do Porto, nas quais foram construidos um hotel de charme com 10 quartos, um restaurante, uma queijaria, um ovil e um picadeiro. Atualmente, o projeto ocupa área de 60 hectares sendo 16 de vinha.
Enólogo: Paulo Nunes.
Condição de Prova: Ao almoço.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 8/8/2022
Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.