Bairrada – 12,5% – PVP: 20 Euros – Nota: 91/18
Neste espumante destacam-se os aromas a cereais bem ligados com outros resultantes do estágio em cave. O palato mostra uma bolha muito fina, boa mousse e delicadeza. Destacam-se claramente os frutos secos, a acidez quase cortante mas sem nunca sair de um registo de grande elegância e estrutura.
Os aromas que remetem para cereais e o estilo oxidativo resultantes das opções enológicas conferem a esta referência um caráter vincado e diferenciador.
Projeto: Luis Pato é um inconformista e um pioneiro. Em 1980 produziu o seu primeiro vinho e em 1988 plantou a casta Baga em “pé franco” (vinhas não enxertadas) para compreender os vinhos pré-filoxéricos. Em 1995 lançou o vinho Quinta do Ribeirinho Pé Franco. Uma das referências melhor conotadas da região e um ícone bairradino.
Vinificação: As uvas fermentaram em cubas de aço inox e o vinho estagiou durante 30 meses antes do “dégorgement”. Na realização deste espumante não foram adicionados sulfitos, dosagem e não foi estabilizado.
Casta: Baga
Aspeto: Pálido, efervescência e dourado.
Nariz: Intensidade média, trigo, palha, noz, avelã, fermento de padeiro, salino, oxidação e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez elevada, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, bolha fina, avelã, noz, cremoso e longo.
Produtor: Luís Pato
Enólogo: Luís Pato
Condição de Prova: Ao jantar
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 17/9/2020