Bairrada – 13% – PVP: 49 Euros – Nota: 95/19
Elaborado a partir de Pinot Noir em solos argilo-calcários. Esta referência apresenta aromas a fruta vermelha, biscoito, frutos secos, padaria e mineralidade. No palato revela fruta vermelha, biscoito, frutos secos envoltos numa leve cremosidade e frescura mineral.
Uma fantástica espumantização de uma casta perfeita para a elaboração deste tipo de vinhos. Perfil muito fiel à casta, equilibrado e elegante. Talvez seja um dos melhores espumantes nacionais, na categoria dos dois dígitos de envelhecimento.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em cubas de aço inox. Estágio sobre borras em garrafa durante 107 meses. “Degorgement” em março de 2023.
Casta: Pinot Noir.
Aspeto: Pálido e rosado.
Nariz: Intensidade média, morango, framboesa, fermento de padeiro, biscoito, avelã, amêndoa, salino, giz e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), bolha fina, morango, framboesa, biscoito, amêndoa, avelã, leve caruma e final longo.
Produtor: Kompassus Wines.
Projeto: João Póvoa iniciou-se na produção de vinhos, em 1991, com a marca Quinta de Baixo, sendo o primeiro produtor individual de referência do concelho de Cantanhede durante 15 anos. Desde 2005, a empresa mudou o nome para Kompassus.
Enologia: Patrícia Santos.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Normal (0,75 L).
Temperatura de Serviço: 11º
Data de prova: 2024/12/7
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.