Beira Atlântico – 13% – PVP: 31,55 Euros – Nota: 92/18
Um vinho focado nos aromas a fruta cítrica, biscoito, mineralidade, especiarias, leve manteiga e leve cera de abelha. No palato revela fruta cítrica, biscoito e leve manteiga. Para a cave.
Um dos mais interessantes exemplares da casta fora da sub-região de Monção e Melgaço. Perfil muito fiel à casta e excelente equilíbrio entre acidez e uso da barrica. A não perder.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em cubas de aço inox. O vinho estagiou em barricas usadas de carvalho francês de 400 litros.
Casta: Alvarinho.
Aspeto: Pálido e amarelo-claro.
Nariz: Intensidade média, casca de laranja, biscoito, pimenta branca, pedra molhada, leve manteiga e leve cera de abelha.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio(+), intensidade média(+), lima, biscoito, pimenta preta, leve manteiga e final longo.
Produtor: Kompassus Wines.
Projeto: João Póvoa iniciou-se na produção de vinhos, em 1991, com a marca Quinta de Baixo, sendo o primeiro produtor individual de referência do concelho de Cantanhede durante 15 anos. Desde 2005, a empresa mudou o nome para Kompassus.
Enologia: Patrícia Santos
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Magnum (1,5 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 2024/6/1
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.