Bairrada – 12,5% – PVP: 40 Euros – Nota: 93+ 94/18,5
Um vinho de aromas pouco expressivos a fruta vermelha, sal, especiarias, mineralidade e algum vegetal. No palato mostra fruta vermelha fresca texturada, especiarias e leve vegetal. A acidez e frescura remetem esta referência para a mesa.
Esta referência perdeu os aromas vegetais e mentolados que apresentava inicialmente e desenvolveu o “bouquet” característico a sangue e mineral da casta.
Esta evoluir muito bem, mas ainda está longe do seu auge.
Mais um grande vinho de uma região extraordinária.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em lagar com pisa manual. O vinho estagiou durante 20 meses em barricas de carvalho Francês.
Casta: Baga.
Aspeto: Intensidade média e rubi claro.
Nariz: Intensidade média(-), leve folha de tomate, leve menta, amora, morango, leve pimenta branca, leve salino, sangue, folhas secas e leve giz.
Boca: Seco, acidez alta, tanino médio, álcool médio(-), corpo médio, intensidade média(+), morango, amora, pimenta preta, leve pimento verde e final longo.
Produtor: Luís Gomes
Projeto: O projeto Giz está sediado na Bairrada mais especificamente em Cantanhede. Os solos onde se encontram as sete parcelas de vinha, totalizando um pouco mais de dois hectares, são pobres e pedregosos de natureza calcária que relembram giz.
Condição de Prova: Ao jantar – Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 17/11/2021 – 27/4/2023