Rias baixas – 13% – PVP: 18 Euros – Nota: 93/18,5
Um vinho muito marcado por aromas e sabores a fruta cítrica muito fresca e pela elevada salinidade, característicos da sub-região de Val du Salnés. Também podemos encontrar aromas levemente florais e a biscoito que completam o complexo “bouquet”. O palato também revela uma acidez bem marcada e uma boa estrutura.
Esta referência ainda se encontra muito jovem e algo fechado mas já é possível vislumbrar um vinho sem grandes arestas por limar e de enorme elegância. Este revela bem o potencial dos vinhos provenientes desta casta na sub-região em que se insere.
Projeto: A Bodega Fulcro está situada em Sanxenxo, próximo do coração da sub-região de Salnés. O enólogo Manuel Moldes realiza uma viticultura amiga do ambiente usando tecnologia minimal.
Vinificação: As uvas foram previamente desengaçadas antes de iniciarem a fermentação. O mosto fermentou em cubas de aço inox com temperatura controlada. Após a fermentação, o vinho estagiou durante 5 meses em contacto com as borras.
Casta: Alvarinho.
Aspeto: Pálido e amarelo-esverdeado.
Nariz: Intensidade média, flor de laranjeira, casca de laranja, leve pêssego, salino e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, tanino baixo, corpo médio, intensidade média(+), lima, leve pêssego, salino e final longo.
Produtor: Fulcro
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 25/7/2020