Mind the Glass

Porto – 20% – PVP: 47 Euros – Nota: 91/18

De cor âmbar. Esta referência apresenta aromas ténues dos quais se destacam a fruta seca. No palato destacam-se igualmente os frutos secos e o aveludado do lote mas o álcool em evidência e a falta de um final mais longo comprometem um prazer ainda maior.

Os frutos secos, mesclados com a madeira exótica, e casca de laranja assumem a primazia nos aromas. No palato confirmam-se os frutos secos e os frutos pretos. Boa intensidade e volume.

Uma referência sedosa e elegante.

Vinificação: As uvas colhidas à mão foram vinificadas segundo o método tradicional de Vinho do Porto. A fermentação controlada dos mostos decorreu em cubas de aço inox sendo parada pela adição de aguardente vínica. Os vinhos que integram o lote final deste Porto permaneceram no Douro até serem transportados para as caves, entrando no esquema de envelhecimento tradicional do Vinho do Porto, em cascos de carvalho. O lote final é obtido utilizando vinhos com idades compreendidas entre os 15 e os 40 anos.

Castas: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Tinto Cão.

Aspeto: Intensidade média e âmbar.

Nariz: Intensidade média(-), avelã, casca de laranja, leve caramelo, leve figo, leve chila e madeira exótica.

Boca: Doce, acidez média, álcool médio, muito corpo, intensidade alta, leve ameixa, avelã, passas e final médio(+).

Produtor: Ferreira

Projeto: O patriarca da família Ferreira iniciou a sua actividade comercial em meados do século XVIII. No entanto, as fundações da empresa resultariam da acção dos seus netos, José Bernardo e António Bernardo, no início do século XIX, ao aumentarem consideravelmente o património agrícola que tinham herdado. O casamento entre os seus descendentes, os primos António Bernardo II e Antónia Adelaide viria consolidar um património único e a marcar de forma indelével o futuro da Ferreira. Dona Antónia, após enviuvar, assumiu os negócios da empresa que fortaleceu e aumentou graças ao seu espírito empreendedor e carisma. A sua inteligência e bondade conquistaram a calorosa admiração dos seus contemporâneos, que carinhosamente a apelidaram de “Ferreirinha”. A aquisição da Ferreira, em 1987, pela Sogrape permitiu preservar e aumentar o legado patrimonial, histórico e cultural da Ferreira.

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: 0,50 L

Temperatura de Serviço: 15º – 17º

Data de prova: 18/1/2020 – 5/11/2022

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.