Moscatel de Setúbal – 17% – PVP: 38,4 Euros – Nota: 91 92 /18
Excelente complexidade aromática destacando-se a ligação entre a fruta fresca, os frutos secos e a mineralidade. O palato revela um vinho com muita concentração de sabores a frutos secos e especiarias. Boa estrutura.
É interessante verificar que o vinho para além de manter a excelente ligação aromática manifestada anteriormente, aporta agora algum floral. O palato está agora mais focado nos frutos secos.
O volume de álcool relativamente baixo, para este tipo de vinho, e a acidez equilibrada tornam-no extremamente elegante e muito apelativo para a mesa ou apenas para beber a solo. Um belíssimo exemplar da casta na categoria em que se insere.
Vinificação: As uvas fermentaram em cuba de cimento e foi beneficiado com aguardente vínica. Macerou durante 6 meses com as massas sendo depois retirado. O vinho estagiou em barrica desde 1999 até à data de engarrafamento.
Casta: Moscatel de Setúbal
Aspeto: Intensidade média e castanho claro.
Nariz: Intensidade média, rosas, leve pêssego, leve casca de laranja, iodo, algas, leve mel, leve salino, passas, nozes, leve caramelo e madeira exótica.
Boca: Muito intenso, doce, acidez média(+), tanino redondo, álcool médio(-), muito corpo, laranja, leve pêssego, nozes, amêndoas, passas, pimenta preta, leve mel e final longo.
Produtor: Casa Horácio Simões
Projeto: A Casa Agrícola Horácio Simões teve início em 1910 e está sediada na Quinta do Anjo, próximo de Palmela. A casa dispõe de cerca de 50 hectares de vinha própria e conta com mais 30 hectares de vinha das parcerias estabelecidas. A produção anual é de cerca de 300 mil litros de vinhos tranquilos, Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo.
Enólogo: Luís Camacho Simões
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Meio litro
Temperatura de Serviço: 15º – 17º
Data: 10/9/2020 – 4/3/2023
Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.