O mês de novembro trouxe inúmeras notícias. A mais polémica e discutível terá sido a apresentação das novas regras de rotulagem dos produtos vitivinícolas, segundo as novas orientações serão obrigatórios a indicação da declaração nutricional, ingredientes e data de durabilidade mínima.
Igualmente interessante foi a criação do primeiro fundo de capital de risco do grupo Sogrape, gerido em parceria com a Beta Capital, destinado a “startups” com soluções inovadoras, enquadradas na cadeia de valor da indústria do vinho e das bebidas.
Quanto a referências vínicas deixo as minhas escolhas mensais. Espero que gostem.
Barbeito Madeira Três Amigos 50 Anos
De cor âmbar. Este vinho mostra aromas tropicais, fruta cristalizada, cera, frutos secos, mar, vinagrinho e balsamo. No palato destacam-se uma verdadeira explosão das notas de fruta cristalizada e sal num registo fresco. Para guardar ou para a mesa. Um vinho verdadeiramente exclusivo, explosivo e avassalador. Para beber de joelhos.
Casa de Paços Reserva Vinhas Velhas Loureiro 2018 – 94 Pontos
A primeira prova deste vinho foi em 2020, nessa altura apresentou uma excelente conjugação de aromas florais, frutados, minerais e levemente especiados mas nunca impositivos e exuberantes. No palato mostrou a frescura da fruta, a barrica bem integrada e boa textura. A leve gordura que apresenta complexificava-o ainda mais. Em 2023 foi novamente provado e cromaticamente apresentou poucas mudanças. O vinho perdeu aromas e sabores a barrica e algum floral. Por outro lado desenvolveu fruta e mineralidade. Continuou a apresentar um perfil muito fresco e mineral. Uma referência que consegue compaginar muito bem a quase austeridade, com volume e elegância. Um excelente parceiro para a mesa.
Corta Fogo Branco 2020 – 94 Pontos
Este vinho histórico é proveniente das melhores parcelas dos produtores. Revela aromas a flores, fruta cítrica, biscoito, mineralidade e leves especiarias. No palato confirma a fruta cítrica muito fresca delicadamente envolvida em finas especiarias. O final é longo e persistente. Esta referência revela austeridade, mineralidade e juventude. Um grande vinho que faz história.