Douro – 14% – PVP: 19 Euros – Nota: 90/18
De cor rubi. Nesta referência mostram-se os aromas florais, frutos vermelhos e fruta preta, complementados por leves especiarias, vegetais e alguma evolução. O palato mostra fruta fresca, levemente texturada e especiarias.
O vinho perdeu alguns aromas vegetais e acentuou os aromas e sabores a evolução em garrafa. Continua em crescendo.
Este vinho está num excelente momento para ser bebido, especialmente para quem gosta de fruta mesclada com algum tempo de garrafa.
Vinificação: O mosto fermentou em cubas de inox com temperatura controlada. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês durante doze meses.
Casta: Touriga Nacional.
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, leve folha de tomate, esteva, amora, cereja, leve pimenta branca, folhas secas e leve caruma.
Boca: Seco, acidez média, álcool médio(+), tanino redondo, corpo médio, intensidade média(+), ameixa, cereja, leve pimenta preta, leve cogumelo e final longo.
Produtor: ViniLourenço
Projeto: A Vinilourenço está situada na pequena povoação do Poço do Canto, concelho da Mêda, no coração do Douro Superior. Horácio Augusto Lourenço plantou as primeiras vinhas na década de 1980. O filho, Jorge Miguel Graça Lourenço, desenvolveu a viticultura, criou os vinhos e estruturou a empresa como a conhecemos hoje. Atualmente a empresa dispõe de 45 hectares de vinha, repartidos pelos concelhos da Meda e Vila Nova de Foz Côa. As várias parcelas de vinha estendem-se pelo Poço do Canto, Vale da Teja e Pocinho, com uma grande diversidade de clima, solos e altitude entre os 160 e 700 m, de xisto nas zonas baixas e de xisto/granito nas zonas mais altas.
Enólogo: Virgílio Loureiro e Jorge Lourenço.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 2/11/2021 – 7/1/2023