Bairrada – 12,5% – PVP: 28,5 Euros – Nota: 88/17,5
Este referência mostra aromas e sabores ténues mas precisos a flores, fruta vermelha fresca e alguma evolução. Um vinho cheio de elegância. A acidez bem vincada torna-o numa excelente aposta para as comidas de verão.
Projeto: As Caves S. João foram fundadas em 1920 pelos irmãos José, Manuel e Albano Costa. Inicialmente a empresa dedicava-se à comercialização de vinhos finos do Douro e licores. Nos anos 30, com a interdição da elaboração dos vinhos do Porto fora de Vila Nova de Gaia, a Empresa começa a comercializar vinhos de mesa da Bairrada, incluindo a produção de espumantes naturais.
Mais tarde, as Caves São João adquirem a Quinta do Poço do Lobo, uma propriedade com cerca de 37 hectares, situada na pequena localidade de Pocariça no concelho de Cantanhede. Com as uvas ali colhidas, a empresa iniciou a produção de diversas referências que são vendidas atualmente.
Vinificação: As uvas foram prensadas muito suavemente. O mosto foi ligeiramente clarificado por sedimentação estática e fermentou em pipas de carvalho avinhadas. Concluída a fermentação alcoólica efetuou-se “bâtonnage” em barrica durante sete meses, ao que se seguiu um período de repouso em cuba de cimento antes do engarrafamento.
Casta: Pinot Noir
Aspeto: Pálido e casca de cebola claro.
Nariz: Intensidade média(-), rosas, morango, salino, folhas secas e leve pimenta branca.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(-), tanino médio(-), corpo médio, intensidade média, morango, leve pimenta preta e final médio(+).
Produtor: Caves São João
Enólogo: António Carvalheira
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 20/6/2020