Dão – 13,5% – PVP: 70 Euros – Nota: 96/19
De cor rubi. Este vinho apresenta aromas pouco intensos a fruta vermelha, especiarias, fruta preta, evolução e algum vegetal. No palato revela-se a fruta fresca vermelha e preta, levemente texturada, muito bem ligada com especiarias.
O fascínio dos aromas levemente evoluídos mesclados com a fruta elegante é inebriante.
O lote resultou num vinho extremamente elegante e profundo. Pura seda. Um vinho absolutamente extraordinário capaz de ombrear com o melhor que se encontra no mercado. O Dão no seu melhor.
Vinificação: As uvas foram completamente desengaçadas e fermentaram com temperatura controlada. O vinho estagiou durante 24 meses em barricas de carvalho francês, novas e usadas. Antes de ser lançado no mercado, estagiou durante 60 meses em cave.
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro, Alicante Bouschet e Tinto Cão.
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média(-), leve esteva, leve folha de tomate, amora, cereja, pimenta branca, caruma e folhas secas.
Boca: Seco, acidez média(+), tanino polido, álcool médio(+), corpo médio, intensidade média(+), cereja, amora, pimenta branca e final longo.
Produtor: Global Wines.
Projeto: A Casa de Santar foi fundada no final do século XVIII, é uma das mais icónicas vinícolas do Dão. A Casa de Santar possui o maior terreno contínuo do Dão, com 103 hectares, 83 de variedades tintas e 20 de variedades brancas.
Enólogo: Osvaldo Amado
Condição de Prova: Ao jantar.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 18º
Data de prova: 2/12/2021
Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.