Casa de Santar Nobre Tinto 2013

Mind the Glass

Dão – 14,5% – PVP: Entre 65 e 92 Euros

A designação “Nobre” requer a atribuição de, no mínimo,  90 pontos de um total de 100 pelos provadores da câmara oficial. Esta designação nunca tinha sido atribuída anteriormente.

um lote composto por  que resultou da selecção das 15 melhores barricas de um conjunto de 100 barricas novas e usadas durante 18 meses. Foram cheias apenas três mil garrafas.

Casta: Touriga Nacional (50%), Alfrocheiro (20%), Tinta Roriz (20%) e Jaen (10%).

Nariz: fresco, cereja, ameixa, terra, intensidade média (+), balsâmico, baunilha e cravinho. Na boca, é intenso, apimentado e musculado. Os taninos, sendo marcantes, estão bem polidos. A fruta surge bem madura mas não há nada de doce a incomodar. Pelo contrário, o vinho mostra uma austeridade e uma secura que faz lembrar certos tintos atlânticos. A acidez é fina mas bem presente, dando ao final de boca um comprimento e uma frescura magníficas.

Boca: fresco, cereja madura, ameixa madura, seco, tanino áspero, baunilha, intensidade média (+), acidez elevada, pimenta branca, cremoso, final longo. É um vinho extraordinário, já bebível e com uma longa vida pela frente.

Produtor: Casa de Santar

Data de prova: 3/8/2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.