Dão – 13% – PVP: 70 Euros – Nota: 94+/18,5
De cor clara. Aromas intensos e bem definidos a flores, fruta fresca, baunilha, especiarias, favo de mel, manteiga, resina e pedra molhada. No palato mostra-se seco, volumoso e com uma acidez elevada. A invulgar combinação da fruta, baunilha, salinidade e manteiga atingiu um excelente equilíbrio entre frescura e untuosidade.
Um vinho que mostra uma paleta de aromas e sabores primários, secundários e terciários e por isso torna-se muito completo e impactante. Uma referência de grande classe que faz jus à história e prestigio da região.
Projeto: A Casa da Passarella existe desde 1892 e é uma das casas emblemáticas do Dão e de Portugal, por onde passaram alguns nomes maiores da enologia portuguesa como por exemplo: Mário Pato e Eng. Alberto Vilhena, entre outros.
Atualmente, a Casa da Passarella tem cerca de 100 hectares, dos quais 50 são de vinha. Estes estão divididos entre sete diferentes vinhas com diferentes exposições e diversidade de castas.
Casta: Encruzado
Aspeto: Pálido e amarelo claro.
Nariz: Intensidade média(+), floral, pêra, baunilha, pimenta branca, manteiga, favo de mel, biscoito, pedra molhada, folhas secas, leve amêndoa e resina.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), pêra, lima, amêndoa, leve salinidade, baunilha, manteiga e final longo.
Produtor: Casa da Passarella
Enólogo: Paulo Nunes
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 6/1/2021
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.