Dão – 13% – PVP: 75 Euros – Nota: 95/19
Esta referência apresenta uma coloração que indicia uma evolução notória, no entanto ainda podemos encontrar aromas a fruta madura. Curiosamente, o que mais se destaca é um equilíbrio evidente entre os aromas de evolução e primários. No palato, o equilíbrio entre a fruta e a evolução continua a ser a pedra de toque deste vinho. Ainda assim, o que mais se destaca é a profunda intensidade, a grande estrutura, a elevada acidez e o prolongado fim de boca.
Um vinho a não perder. Um exemplar de classe mundial que faz esquecer vinhos de outras latitudes e preços.
Projeto: A Casa da Passarella existe desde 1892 e é uma das casas emblemáticas dos vinhos de Portugal, por onde passaram e contribuíram alguns nomes maiores da enologia portuguesa, como Mário Pato e Eng. Alberto Vilhena, entre muitos outros.
Atualmente, a Casa da Passarella tem cerca de 100 hectares, dos quais 50 hectares são de vinha. Estes estão divididos entre sete diferentes vinhas com diferentes exposições e diversidade de castas.
Castas: Encruzado e outras em menor quantidade
Aspeto: intensidade média e dourado.
Nariz: intensidade média, leve querosene, leve feno, madeira exótica, pêssego, pêra, manteiga, biscoito e pedra molhada.
Boca: seco, tanino secante, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), amêndoa, manteiga e final longo.
Produtor: Casa da Passarella
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 14º
Data de prova: 19/10/2019