Dão – 12,5% – PVP: 31,15 Euros – Nota: 92/18
De cor amarela-clara. Esta referência revela aromas a flores, fruta de caroço, especiarias, mineralidade e leve fruta tropical. No palato mostra fruta cítrica, biscoito, salinidade e especiarias. Excelente para a mesa.
Esta nova referência mostra um perfil austero e fresco. Muito se saúda o retomar desta casta na região capaz de fazer grandes vinhos com potencial de guarda.
Vinificação: As uvas passaram por um processo de maceração pré-fermentativa. A fermentação ocorreu com controlo de temperatura, em cuba de cimento. O vinho estagiou durante 6 meses, em barrica usada, com contacto com as borras.
Casta: Barcelo.
Aspeto: Pálido e amarelo-claro.
Nariz: Intensidade média, floral, leve pêssego, ameixa branca, leve ananás, biscoito, pimenta branca e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, biscoito, leve pimenta preta, salino e final longo.
Produtor: Casa da Passarella
Projeto: A Casa da Passarella existe desde 1892 e é uma das casas emblemáticas do Dão e de Portugal, por onde passaram alguns nomes maiores da enologia portuguesa como por exemplo: Mário Pato e Eng. Alberto Vilhena, entre outros. Atualmente, a Casa da Passarella tem cerca de 100 hectares, dos quais 50 são de vinha. Estes estão divididos entre sete diferentes vinhas com diferentes exposições e diversidade de castas.
Enólogo: Paulo Nunes
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 4/11/2022
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.