Douro – 14% – PVP: 19,9 Euros – Nota: 84/16,5
De cor rosa escuro. Neste vinho destacam-se os aromas a fruta vermelha, a baunilha e a especiarias. O palato apresenta-se muito frutado, encorpado, com alguma textura e com notória presença de baunilha.
Um rosé com um perfil extraído e com algum álcool a dar estrutura. É um vinho que agradará a um público alargado, especialmente para quem procura um rosé que faça lembrar um vinho tinto.
Projeto: a Quinta da Barca localiza-se em Vila Marim, próxima de Mesão Frio e a sua história começou a escrever-se, em 1897, pela mão de Manuel Pereira Alves.
No ano de 1995, toda a vinha foi reestruturada e modernizada e passados dez anos é apresentado o primeiro vinho com a marca Busto. Actualmente a Quinta da Barca é composta por um total de 15 hectares, mas apenas 12 têm vinha instalada.
Vinificação: O mosto fermentou em barricas novas de 225 litros e posteriormente estagiou em barricas durante 6 meses, com “bâttonage”.
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Francisca e Touriga Franca.
Aspeto: Intensidade média e rosa escuro.
Nariz: Intensidade média(+), morango, cereja, leve baunilha, pimenta branca e fumo.
Boca: Seco, acidez média, álcool médio(+), tanino médio, corpo médio(+), intensidade média(+), morango, framboesa, baunilha, pimenta branca e final médio(+).
Produtor: Quinta da Barca
Enologia: Nuno Felgar e Pedro Coutinho
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 10º
Data de prova: 13/12/2020
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.